Ansiedade e Depressão são problemas de saúde mental sérios, dois dos quais são severamente perturbadores e, nos piores casos, extremamente perigosos ao indivíduo.
Existe uma variedade satisfatória de tratamentos disponível para ambos, cada uma mais indicada para cada caso, dependendo do indivíduo. De qualquer forma, pode te surpreender que algumas pesquisas recomendam o tratamento dessas doenças com pequenas doses de drogas alucinógenas.
Apesar de parecer contraditório, o uso constante de pequenas doses (10-20 microgramas, ao contrário de 100-200 microgramas), aparentemente, é um tratamento efetivo. Se usado corretamente, o paciente não terá alucinações, experiências traumáticas ou diminuição de suas habilidades cognitivas.
James Fadiman, um psicólogo conhecido por suas pesquisas extensas em drogas psicodélicas, é um dos defensores desse tratamento, também conhecido como “microdosing” (algo como “microdosagem”). “Aqueles que estão experimentando tem comido melhor, dormido melhor e até mesmo praticado exercícios, como yoga ou meditação. É como se a mensagem passasse mais fácil por seus corpos”, afirmou ao Motherlord.
É importante salientar que a automedicação desse tipo de droga, sem sequer acompanhamento médico, pode apresentar riscos graves a saúde do individuo. O risco de tomar doses maiores do que o indicado é grande. E vale lembrar que a evidência de eficácia desse tratamento é ainda circunstancial.
“A base científica é muito insegura por enquanto”, disse Matthew Johnson, um pesquisador de drogas alucinogênicas da Universidade Johns Hopkins, segundo o Motherlord. “Os benefícios são plausíveis e muito interessante, mas as afirmações de que ‘tudo se encaixa, vai bem e você está de bom humor e no fluxo’ bem, temos todos os tipos de dias, independentemente de qualquer intervenção farmacológica.”
fonte: Motherboard