Você pode estar pensando nesse momento: “meu Deus, mas lavar o rosto é uma coisa tão simples, não é possível que eu faça isso errado”. Na verdade, realmente não é exatamente “errado”, mas existem profissionais que orientam determinadas formas mais saudáveis para essa prática.
Quantas vezes você lava o rosto por dia?
Bom, esse pode ser o início do problema. Lavar o rosto demais pode ressecar a sua pele e eliminar os óleos naturais que o nosso corpo produz para nossa própria proteção. Lavar o rosto “de menos” também pode prejudicar nossa pele, porque pode favorecer o amadurecimento de acnes. Então, qual o ideal? O mais indicado é lavar o rosto, em média, duas vezes ao dia. Ou seja, jogar uma água no rosto ao acordar é saudável, mas lembre-se de repetir o procedimento mais uma vez ao dia.
Você é atento aos produtos que usa?
Ou é do tipo que compra o que tiver mais barato no mercado? Bom, existe um detalhe importante aí. No verão, é aconselhável buscar sempre usar produtos que produzam espuma, ou seja, aqueles que sejam ácido salicílico (no caso de uma pele propensa a acnes) e mais adstringente.
Já no inverno, o ideal são produtos mais sensíveis e menos invasivos. Nesse período do ano, devemos estar atento a hidratação da nossa pele e retirar nossos óleos naturais com sabonetes agressivos não é uma boa ideia.
Não esfregue seu rosto
O uso de toalhas, esponjas ou outros materiais do tipo deve ser feito sob muita supervisão. O ideal é evitar ao máximo irritar a pele. esfrega-la demais pode gerar justamente o resultado oposto.
[lifehacker]