Até hoje, ninguém provou que obesidade é genética ou hereditária, mas essa pesquisa da Universidade de Copenhague chegou bem perto. Os pesquisadores afirmaram que o espermatozóde de um pai gordo pode fazer com que o filho também seja gordo.
O estudo provou que homens obesos possuem substâncias em seus espermatozoides que homens magros não tem, essas substâncias ativam e desativam genes nos descendentes. Isso tudo tem influências nas características do filho.
A pesquisa foi feita pelo exame de espermatozoides de 10 homens obesos e 13 magros, e foram descobertas mais de 9 mil pequenas diferenças nos genes entre eles.
Além disso, mais uma descoberta interessante pode ser atribuída a essa pesquisa. Ao analisar os espermatozoides de homens obesos que passaram por cirurgia bariátrica, notaram que, após a cirurgia, quase 4 mil genes se comportaram diferente. Portanto, se você tiver filhos depois da cirurgia, as chances do seu filho se tornar obeso um dia são reduzidas.
Se cuidar de si mesmo ainda não tinha sido motivo suficiente para emagrecer, pense nessa pesquisa e na saúde dos seus futuros filhos. Leve uma vida saudável.