Você já ouviu falar nos arquivos secretos do vaticano? Talvez não, mas se já ouviu, com certeza, ouviu alguma história bizarra por trás. Por exemplo, há quem jure de pé junto que ali se escondem segredos da humanidade como, por exemplo, a prova de que há vida extraterrestre ou de que Jesus Cristo nunca existiu. Mas, na verdade, a explicação pode ser bem mais simples…
Segundo historiadores, o lugar onde os arquivos relacionados ao Vaticano ficam guardados recebeu o nome de “Arquivos Secretos” por um erro de tradução. Simples assim! O nome original era “Archivum Secretum” que significa algo muito mais próximo de “Arquivos Privados”, ou “pessoais” e “exclusivos”, do que “secretos”. E ali ficam guardados documentos sobre os Papas.
Agora, os documentos guardados ali tem seu valor especialmente porque registram todos os acontecimentos históricos do Ocidente que tiveram relação direta ou indireta com a igreja. E esse segredo, o Vaticano guarda com bastante cuidado.
O lugar se parece com uma biblioteca gigantesca. Sendo mais específico, são cerca de 85 km de prateleiras onde mais de 8 séculos estão devidamente registrados. O lugar foi criado em 1612, mas permaneceu fechado para visitação do público até 1881, quando o Papa Leão XIII abriu o lugar para que estudantes católicos estudassem os documentos. E a regra segue até hoje, se você é estudante, provavelmente terá direito de acessar os documentos.
São vários os documentos e muitos interessantes, como um rolo de 60 metros sobre o julgamento dos Cavaleiros Templários, de 1307, por exemplo. Ou a solicitação de Henry VIII, em 1530, ao Papa Clemente VII para que seu casamento com Catarina de Aragão fosse anulado.
O Vaticano tem se empenhado para digitalizar os documentos, especialmente os mais antigos, e também ampliar o catálogo aberto ao público.
E aí, deu vontade de conhecer o lugar?
fonte: supercurioso