Da definição atual da Wikipedia: “uma rede privada virtual (VPN) é uma extensão virtualizada de uma rede privada em uma rede pública como a Internet”. Mas o que você realmente precisa saber é que esta tecnologia faz uma conexão segura entre seu dispositivo e um servidor de internet para que ninguém possa ter acesso aos dados que você está trocando – ou alterá-los. Mesmo o seu provedor de Internet não é capaz de monitorar sua navegação.
Em suma, ele funciona exatamente como ilustra a imagem abaixo: uma VPN estabelece uma passagem segura através de todas as inseguranças das redes públicas.
Por que ter uma VPN?
Basicamente: por segurança. VPNs podem proteger a sua navegação de eventuais ataques, monitoramentos, manipulações, etc… Mas alguns outros motivos também são importantes, por exemplo:
Privacidade: uma conexão VPN evita espionagem e coleta de dados.
Trocar sua localidade virtual: quando você navega através de um VPN, os sites não coletam a sua localização, mas a do VPN. Além disso, a maioria dos serviços VPN permitem que você escolha esta localidade dentre uma dezena de opções, e trocar de uma para outra instantaneamente.
Finalmente, VPNs ajudam a contornar proibições e bloqueios locais: por exemplo, a única maneira de usar o Facebook ou a Wikipedia na China é através de uma VPN; Os serviços são proibidos neste país.
Como conseguir um VPN?
Existem centenas de ofertas na internet, desde serviços mais caros, até aqueles mais baratos e assim por diante. Então, como vale para qualquer produto que você pretende consumir, a ordem da vez é a pesquisa!
fonte: kaspersky