Todo dono de cachorro conhece esse olhar.. Sabe quando você pega o seu cão fazendo algo errado e ele te encara com uma carinha de quem sabe que tava aprontando? Esse olhar, comumente lido como “olhar de culpa” é, na verdade, um olhar de medo. Isso mesmo, seu cão está amedrontado!
A afirmação é baseada no estudo de Alexandra Horowitz, uma doutora especialista na cognição canina. Seus principais estudos são “Inside of a Dog: What Dogs See, Smell, and Know” (de 2009) e “Being a Dog: Following the Dog Into a World of Smell” (de 2016).
Em 2009, a Doutora publicou um estudo (“disambiguating the ‘guilty look’: salient prompts to a familiar dog behavior”) específico sobre as emoções caninas e como estamos acostumados a ler essas emoções através de nossa própria perspectiva, a emoção humana. Nem preciso dizer que essa é uma ação equivocada, né?
A postura do cão – como as orelhas baixas, por exemplo – indicam medo de ser repreendido, segundo a doutora, e não culpa, como interpretamos. Horowitz não descarta a possibilidade de que cães sejam capazes de sentir culpa, mas, seja como for, não como nós achamos.
fonte: businessinsider]