Se você tem o hábito de navegar sem rumo na internet, provavelmente já se deparou com a história de Jan Grzebski. Um polonês, que trabalhava em uma ferrovia, que supostamente ficou em coma por 19 anos depois de um acidente de trabalho. A história surgiu na Polônia, através do jornal Gazeta Dzialdowska, em 2007.
Segundo a publicação, Jan teria entrado em coma em 1988 e permanecido em coma por 19 anos. O jornal conta ainda como foi difícil para o homem acordar e se deparar com um novo mundo. Quando ele entrou em coma, o país seguia o regime comunista e o mundo ainda enfrentava tensões da Guerra Fria, mas, ao acordar, se deparou com uma Polônia democrática.
A história é realmente fascinante e não surpreende por cativar tantas pessoas, o problema é que ela é falsa. O The Guardian ficou curioso com algumas incoerências da publicação e começou a investigar. Eles conseguiram entrar em contato com Grzebski, que confirmou que a história era, na verdade, falsa.
Jan Grzebski revelou ao jornal inglês que, na verdade, ficou em coma por “apenas” 4 anos. Negou que tenha sofrido com um “choque cultural”, como afirmava o jornal polonês e confirmou que sabia de toda a história que circulava a seu respeito, mas que não tinha poder para combate-la.