Você sabe quais são os custos envolvidos na manutenção de uma livraria física?
Em tempos digitais, como os nossos, é cada vez mais comum as pessoas optarem por ler seus livros em leitores digitais – como Lev, Kobo ou Kindle, por exemplo – e acabam deixando o livro de lado. A começar pelas vantagens: com um desses aparelhos na bolsa, você evita carregar peso e pode ler incontáveis livros a partir de um único objeto. Os livros digitais também tendem a ser mais baratos.
Uma livraria precisa ser grande, devido ao estoque de livros, isso implica no valor do aluguel do prédio: a administração precisa estar constantemente em contato com fornecedores e etc. Dá muita for de cabeça!
Ainda assim, algumas livrarias insistem (ainda bem) em manter as portas abertas! É o caso da Les Puf (Presses Universitaires de France), que é também uma editora. Para não gastar dinheiro com aluguel de depósitos, eles inovaram e investiram numa impressora capaz de fazer a impressão do livro na hora. O processo leva em média 4 minutos!
Imagina, você entra na livraria, pega o catálogo digital, escolhe o livro e ele é impresso ali, na hora, em 4 minutos!
A ideia surgiu de uma necessidade e é inovadora na área. O mais legal é que o preço dos livros não foi elevado. Eles continuam vendendo suas obras por preços similares aos praticados antes da mudança.
O que você achou?
[rfi.fr]