Qual o limite entre o direito livre de expressão e o desrespeito a fé alheia? Bom, esse cara russo se viu diante desta questão no último sábado quando foi detido por caçar pokemon dentro de uma igreja ortodoxa. O jovem, de cerca de 20 anos, foi acusado de incitação ao ódio e ataque contra liberdade religiosa. Além de procurar pokemons na igreja, ele filmou toda a ação e fez piadinhas sobre a existência de Jesus Cristo.
Rouslan Sokolovksi é o nome do acusado. Agora, ele tem que provar na justiça que suas ações não tinham como intenção incitar ódio, mas aí fica a questão: quem define a régua de ofensa dos fiéis da igreja que ele desrespeitou? Pela piadinha, Rouslan pode pegar até 5 anos de prisão como pena.
O que você acha dessa história? Afinal de contas, o que o jovem fez foi desrespeitoso mesmo ou apenas uma piada infeliz que saiu errado? Quanto aos fiéis, há mesmo motivo para se sentir ofendido ou Rouslan está sendo tomado de exemplo?
O fato é que o vídeo do garoto foi gravado propositalmente como resposta a um outro vídeo no qual se explicava porque o ato de caçar pokemons em igrejas era problemático.