Ser enterrado vivo pode ser um pesadelo para muita gente, mas esse irlandês, de 61 anos, não acha a missão tão ruim. Pelo contrário, ele se voluntariou para isso e concordou em transmitir tudo pela internet, em tempo real.
O caixão era, na verdade, uma cápsula monitorada, bem arejada e ele também tinha acesso a comida e água. Além disso, uma espécie de banheiro foi improvisado para que ele pudesse fazer suas necessidades.
John Edwards acredita que o “truque” é uma forma honesta e impactante de alcançar pessoas que precisam de esperança. Edwards é ex-dependente de drogas e ex-alcoolatra, foi vítima de abuso sexual, viveu na rua e já foi submetido a tratamento de doenças mentais. Ele sobreviveu a tudo isso, além de um transplante de fígado, depois de contrair hepatite C através de uma agulha contaminada, e a dois cânceres.
Edwards acredita que foi salvo por Deus e agora se dedica a recuperar outras vidas, ele tem centros de reabilitação e abrigos para moradores de rua.
O “enterro” aconteceu no terreno de uma igreja em Belfast, na Irlanda do Norte, e durante a experiência, Edwards se comunicou com pessoas de países como China, Brasil, Índia, Nigéria, Canadá, Equador e Austrália.