Riccardo Sturla Avogadri é um mergulhador italiano que afirma ser capaz de hipnotizar tubarões. Para provar sua técnica, Riccardo tira fotos durante a “sessão”, além de também se exibir para turistas. Ao programa Outlook, ele afirma conseguir colocar o tubarão em uma espécie de transe.
A técnica consiste em primeiro atrair o animal – o que ele faz com comida, barulho ou produtos químicos; com o tubarão branco,por exemplo, ele usa sangue de foca – e, com as mãos em posição especifica, ele consegue distrair o animal e deixa-lo relaxado. A ideia é fazer com o que o animal pense que seus dedos são peixes.
“Eu faço o tubarão tentar morder minha mão, que é a parte mais difícil e perigosa”, Riccardo comenta. “Se eu for muito rápido, o tubarão vai embora e, se eu for muito devagar, ele me morde”, conclui.
Para mergulhar, Avogadri conta com uma roupa especial, feita em aço. Se ele sofrer um ataque, os dentes do animal não conseguem perfurar o traje.
Depois da primeira parte, Riccardo executa uma espécie de massagem no animal. O momento ideal é quando o tubarão fecha a boca, após abri-la para permitir a entrada de água oxigênio, pelas guelras. Com a massagem, o animal fica em transe, e é quando Riccardo executa sua performance, como limpar a pele do animal de parasitas.