Quebrar ou não quebrar as regras, ein? No caso de Jani, um garotinho finlandês de 10 anos, seus pais não devem ter ficado tão bravos com a peripécia do garoto. O jovem prodígio resolveu invadir os servidores do Instagram para deletar comentários feitos em suas fotos na rede social.
Você consegue se dar conta do quão impressionante é isso? O Instagram é hoje parte integrante de todo o império de Mark Zuckerberg, ou seja, do Facebook; portanto, a equipe de engenheiros, técnicos e profissionais de todas as mais diversas áreas que você pode imaginar, é monstruosa! Mesmo assim, eles conseguiram deixar passar um bug descoberto por um garotinho finlandês que, para início de conversa, nem deveria estar na rede – já que o instagram é destinado apenas a maiores de 13 anos.
O facebook conta com um programa de recompensas para pessoas que descobrem falhas e avisam, ou seja, eles te premiam por hackea-los – o que não é tão absurdo, considerando que se você foi capaz de invadi-los, poderia causar estrago então é melhor te dar um dinheiro do que correr riscos. E foi desse programa que saíram os 10 mil dólares que recompensaram Jani.
Hackear sistemas até fica interessante quando observamos esse lado, não?
[iltalehti]