Você provavelmente já notou em algum momento da vida que existem muito mais destros do que canhotos no mundo, né? Você deve se lembrar de algum colega na escola que escrevia com a mão esquerda… Até pouco tempo o motivo disso era desconhecido, mas parece que chegaram a uma explicação plausível.
Segundo um estudo publicado no eLife, o que define se você é canhoto ou destro não é a parte neurológica, mas sim biológica. Ou seja, ao contrário do senso comum, não tem nada a ver com o cérebro.
Agora vem a parte interessante.. o estudo atribui essa diferença a um fator muito anterior, de antes mesmo de seu nascimento, enraizado no desenvolvimento da coluna vertebral!
Um time de estudiosos da Alemanha, Países Baixos e Africa do Sul monitoraram a expressão gênica que ocorre dentro das cordas espinhais de bebês em desenvolvimento ainda dentro do útero, entre oitava e décima semana de gestação.
Há algum tempo se supõe que o hemisfério mais ativo do cérebro é o que define se uma pessoa vai ser destra ou canhota; esse novo estudo, no entanto, sugere que a definição é muito anterior a isso, revelando que o fato acontece antes mesmo do córtex motor se conectar a espinha vertebral.
Aparentemente a assimetria em partes da coluna, responsáveis por transmitir impulsos elétricos para as mãos, braços, pernas e pés, define se uma pessoa escreve com a mão direita ou esquerda.
fonte: elifesciences