Quem nunca se encantou com a ideia de que dinossauros viveram neste planeta há milênios atrás? Até hoje, essa fantasia é extremamente rentável ao redor do mundo. Urinhos, filmes, desenhos animados… Tudo que faça parte desse mundo, chama atenção do público, gera fascínio.
Mas também há aqueles que além de se fascinar, estudam a respeito desses enormes animais, e é sobre isso que vamos falar aqui.
Provavelmente, todo mundo conhece a teoria de extinção dos dinassouros devido a meteoros que atingiram a terra. Certo? Pois essa não é a única.
1. Asteróide na península de Yucatán
2. Asteróide no oceano índico, 50 vezes maior do que acredita-se ter sido o de Yucatan
3. Mudanças climáticas desfavoráveis ao ecossistema dos dinossauros
A nova teoria vem da Rússia. A Academia de Ciências russa revelou recentemente a teoria de que o que causou a morte em massa dos dinossauros aconteceu devido ao aumento da gravidade da Terra. Segundo esses estudiosos, há 150 milhões de anos, a força da gravidade da Terra era menor do que atualmente. O aumento se deu muito rápido e foi mortal para os dinossauros, porque seus esqueletos pesavam toneladas.
Essa teoria não é exclusiva, porque explica a extinção alinhada a teoria dos meteoritos. A mudança de força da gravidade da Terra aconteceu devido a queda dos meteoritos e pó cósmico, segundo a pesquisa. Os investigadores russos ainda afirmam que nesse período, a superfície da Terra aumentou duas vezes em extensão; e a massa cresceu nove vezes.
A conclusão afirma que os dinossauros por serem muito pesados não conseguiram se adaptar e isso levou a extinção.
fonte: sipse