Em português simples, as amídalas são uma espécie de conjunto de tecido linfático. E isso não esclareceu nenhum pouco do que elas são e para que servem, certo? Bom, que tal dizermos que elas tem uma grande importância na parte imunológica dos tratos respiratório e digestivos superiores?
A grande verdade é que a gente pouco se dá conta da presença delas, até sofrer da famosa “garganta inflada”. E pensando nisso, aqui estão 4 curiosidades sobre essa parte do corpo que você pouco conhece:
1. Existem quatro grupos de amídalas no corpo humano
Além daquelas localizadas na garganta, chamadas palatinas, existem ainda: linguais, as tubárias e as faríngeas. E juntas, as quatro formam o chamado “Anel linfático de Waldeyer”.
2. Elas funcionam como uma espécie de alarme de infecção
As amídalas são a primeira estrutura do corpo a alertar nosso cérebro de que algo esta errado. Quando ingerimos ou inalamos algum patógeno, são elas que ativam os linfócitos B e T.
3. Em alguns casos, elas precisam ser removidas
Algumas pessoas sofrem de uma condição crônica, que acaba fazendo com que as amídalas passem por sucessivos processos inflamatórios – o que pode obstruir vias respiratórias ou digestivas. Nesses casos, elas precisam ser removidas cirurgicamente. O corpo sente o impacto, mas se reorganiza para cobrir a baixa.
fonte: mentalfloss