Já imaginou ser capaz de dar uma utilidade prática a sua urina, além de, claro, eliminar rejeitos do seu corpo? Esses pesquisadores, da Universidade do Oeste da Inglaterra, parecem ter pensado nisso e desenvolveram uma meia capaz de transformar sua urina em eletricidade.
Meias que criam eletricidade a partir da urina
Tudo bem que não é tão simples. A meia é equipada com todo um sistema de canalização, capaz de suportar até 648 mililitros de urina, e na verdade funciona como uma bomba. Ou seja, seus passos são responsáveis por bombear o líquido através de células de combustível microbianas, que contêm bactérias que consomem os nutrientes existentes no seu xixi, criando eletricidade no processo. Numa série de experiências, publicado em Bioinspiration & biomimética, a equipe mostra que as meias são capazes de fornecer energia para um transmissor sem fios que pode emitir uma mensagem a cada dois minutos.
O uso da urina para criar eletricidade não é novidade, mas normalmente os experimentos contavam com uma força motora artificial para produzir a energia; dessa vez, o próprio pé humano será o responsável.
A melhor parte é que, se o projeto chegar ao mercado, nós não teremos que manusear a urina. “Prevemos artes ou roupas que já tem ou poderiam ter excreção incorporadas, sem que as pessoas precisem se preocupar com a recolha ou manuseamento de sua urina”, explicou Ioannis Ieropoulos.
[Bioinspiration & Biomimetics; newscientist]