A prática de yoga já teve seus benefícios para o corpo humano comprovados, e eles vão desde o aumento da resistência e flexibilidade, até a redução do estresse. Mas para uma faculdade católica do Kansas, nos Estados Unidos, esses benefícios não são suficientes para compensar a exposição de seus praticantes ao “miticismo oriental” que (segundo interpretação deles) vem de brinde. O Benedictine College decidiu banir a yoga de suas dependências, em decorrência de uma preocupação partilhada com a igreja católica.
“A Yoga, como é concebida, abre portas para um certo miticismo oriental que causa preocupação entre os membros da igreja católica”, declarou o Presidente da Instituição, Stephen Minnis.
Embora estejam muito preocupados com o miticismo oriental, os diretores da Faculdade não pretendem abrir mão das práticas físicas presentes na Yoga. Pelo contrário, as disciplinas focadas em exercício físico, relaxamento e respiração serão mantidas, mas agora o nome é “Lifestyle Fitness”.
Mas a-situação-que-beira-o-absurdo não para por aí! John Riley. o chanceler da Arquidiocese da cidade do Kansas, também defendeu que os cristãos deveriam praticar a Pietra Fitness, em vez de Yoga. Aí, você pode estar se perguntando o que é Pietra Fitness. Eu respondo: basicamente, a prática de todos os componentes da Yoga, só que você deve orar enquanto pratica.
E no site da tal Pietra Fitness, o aconselhamento é o seguinte: “recomendamos que os cristãos parem de praticar yoga e busquem alternativas consistentes com a filosofia e espiritualidade cristã”, já que, ainda segundo o site, “é impossível se praticar yoga regularmente sem algum tipo de efeito espiritual”.
Mas a decisão não agradou a todos na Faculdade. Um dos instrutores é totalmente contra a mudança. “Eu tenho uma objeção moral em ‘rebatizar’ algo que custou milhares de anos para ser criado”, declarou Julie Romano. A instrutora ainda completou dizendo que “não vê conflito entre o Yoga e o Catolicismo” e que não vê “porque mudar o nome apenas para satisfazer alguns”. Para finalizar, Julie declarou que “especialmente neste campus [Benedictine] as pessoas deveriam ser confiantes o suficiente [em sua fé] para ter convicção de que uma pose não vai te expor para outros poderes“.
fonte: bccircuit