Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, desenvolveram um dispositivo capaz de amplificar o som de um joelho estralando (e o barulho é incrivelmente angustiante). Agora, se você esta se perguntando o por quê de um ser humano se dedicar a escutar o barulho feito pelo estralar de um joelho, pasme, a resposta é bem relevante.
Em geral, todo mundo ja estralou, ou vai estralar algum dia, alguma parte do corpo. Isso é bem normal, apesar de nem sempre ser um bom sinal ortopédico ou das suas articulações. Mas quem realmente sofre com esse tipo de problema são atletas e é esse público que a pesquisa visa atender.
Quando produzimos um tipo de som ao estralarmos alguma parte do corpo, pode ser sinal de lesão e, no caso dos atletas, essa lesão pode por em risco toda a carreira a qual se dedicaram. A ideia do dispositivo, portanto, é permitir a identificação de possíveis lesões a partir do som gerado, descartando a necessidade de uma intervenção cirúrgica para o diagnostico. Atualmente, para isso, não há como fugir do bisturi.