Você sabe o quão importante é a coleta de dados na internet? Estamos frequentemente aceitando termos de uso dos mais variados serviços que permite a coleta de nossas ações pelas empresas. É sério!
Empresas como Facebook e Google são mestres nisso, mas não são as únicas. Esse tipo de monitoramento serve, principalmente, para selecionar e filtrar que tipo de publicidade vai ser mostrada para você. Sabe quando você entra em um site de compras, clica em algum objeto, e horas depois esse objeto aparece em anúncios publicitários de um outro site, que nada tem a ver com o primeiro de compras que você visitou? Isso acontece porque as suas ações são monitoradas e arquivadas.
Que horas você visitou tal site, que tipo de link você costuma clicar mais, quanto tempo você ficou online, em qual período do dia você costuma entrar na internet mais frequentemente, por aí vai.
Devia ser uma tarefa simples acessar esse tipo de informação, né? Mas nem sempre é assim. Nem todas as empresas oferecem facilidade ao cliente na hora de mostrar tudo que foi coletado. Ao que parece, o Google esta se esforçando para mudar o quadro.
A google já oferecia a página “minha atividade”, que exibia tudo que foi coletado. Agora a empresa deu uma repaginada na ferramenta, deixando a navegação mais facilitada e dando a opção para o usuário excluir registros. Para isso, você precisa entrar na página.
[theguardian]