Talvez você não conheça Rembrandt, mas ele foi um importante pintor holandês que viveu o ápice do “Século de Ouro dos Países Baixos” – compreendido entre 1584 e 1702. Nascido Rembrandt Harmenszoon van Rijn, o pintor se destacou pelos seus retratos e chamou a atenção por ser capaz de captar sentimentos humanos com muita sensibilidade na tela. Seus principais retratos foram: São Paulo, A Volta do Filho Pródigo, O Rico Insensato, Cristo na Tempestade do Mar da Galileia, A Lição de Anatomia do Dr. Tulp e A Descida da Cruz, além de vários retratos – participou do movimento conhecido hoje como Barroco.
No entanto, a obra considerada até hoje seu grande marco é A Ronda Noturna. A pintura em óleo retrata um momento histórico holandês.
O que chama atenção é que Rembrandt foi renomado justamente por ser sensível as emoções humanas; agora, anos depois, um computador reproduz sua obra. O projeto levou 18 meses e contou com um grande time de profissionais da historiadores da arte, desenvolvedores de softwares e engenheiros.