O governo da Colômbia afirma ter encontrado os restos do galeão San Jose. Este navio foi afundado por piratas ingleses ainda no século 18, enquanto transportava uma carga de ouro, prata e esmeraldas para a Espanha. As buscas por seus destroços se estenderam por mais de 300 anos, mas até hoje ninguém havia obtido resultado. No twitter, o presidente colombiano Juan Manuel Santos fez o anuncio de forma empolgada.
O valor da carga, na época, era avaliado em 11 milhões de moedas de ouro; no entanto atualmente esse valor deve superar a casa dos US$ 11 bilhões, avaliação na década de 80.
O navio San José foi declarado patrimônio cultural e histórico da nação colombiana pelo governo em 2007. Quatro anos depois, um tribunal americano apoiou a declaração. Os destroços do navio já haviam sido reclamados pela empresa Sea Search Armada, em 1982, mas o governo colombiano negou a informação. Hoje, a Colômbia terá que lidar com a Espanha, que reclama diretos sobre o navio, alegando que ele pertencia a uma frota militar espanhola.
A descoberta foi possível graças a técnica de sonar, chamado Prospecção Regional Sistêmica, que também faz uso de análise de mapa meteorológico. Após confirmada a localização provável, foi usado um submarino autônomo, que fotografou aquilo que se confirmou ser o San Jose. Veja o vídeo: