É bem provável que você conheça o planeta Plutão, o ex-planeta do sistema solar. Isso é bom, porque esse planeta anão – como agora é designado – foi o principal causador de uma nova descoberta.
Desde a década de 30, os astrônomos se inquietam com nossos vizinhos, isso porque o desejo por conhecimento é grande e eles acreditam que somos capazes de usar efetivamente esses planetas. Além disso, com a constante evolução da tecnologia, é cada vez mais empolgante pensar no espaço.
Recentemente, no Chile, o importante radiotelescópio ALMA (Atacama Large Millimiter Array) parece ter identificado um nova superterra além de Plutão.
O astro, concorrente ao título de Planeta X, foi observado duas vezes no sistema estelar, Alpha Centauri, o mais próximo do nosso sistema solar. Teoricamente, ele está a 4 anos-luz da Terra e estima-se que seja 1,5 vezes maior que a terra.
Plutão é hoje tido por muitos como o astro mais distante do nosso Sol com 40 AU (unidades astronômicas); o novo planeta, por sua vez, soma cerca de 300 AU de distância.
Diversas teorias já surgiram, inclusive a de que esse planeta é alienígena e se chocara com a Terra ainda em dezembro de 2015. Apesar das teorias conspiracionistas, os próprios cientistas se mantem céticos. Isso porque a quantidade de informação até agora é muito pouca para que se chegue a qualquer conclusão.