Se você esteve presente no mundo nos últimos dias, provavelmente, ouviu falar da saída do Reino Unido da União Européia. Lá na Europa, isso gera certo receio no eixo de possíveis novas saídas, o que poderia enfraquecer a união. Por aqui, ta todo mundo apreensivo pelas reverberações econômicas que isso pode gerar.
Mas tem um outro pessoal muito inspirado com tudo isso: paulistas. Não são todos, claro, mas tem um grupo por lá inconformadíssimo em fazer parte do Brasil e, por isso, eles querem ser apenas paulistas, nada mais que isso. Chega de ser brasileiro, São Paulo tem que ser país!
O primeiro passo já está sendo articulado. O SampAdeus, “São Paulo vai dar adeus ao Brasil”, pretende fazer um Plebiscito no dia 2 de outubro para consultar a população sobre a separação.
Como argumentos, por exemplo, eles afirmam que São Paulo é maior que a Argentina e tem, sozinho, o segundo maior PIB da América Latina. Em poucas palavras, eles acreditam que fazer parte do Brasil empobrece o estado que é autossuficiente e maravilhoso por natureza.
O Movimento São Paulo Livre tem pouco mais de 13 mil apoiadores (no momento do fechamento da matéria), ao mesmo tempo que acumula críticas, nas redes sociais.
De qual lado você está?