Quem tem bichinho de estimação sabe: a saúde deles é tão importante quanto a nossa. O que dificulta o cuidado é o fato de que nossos amiguinhos não conseguem nos comunicar o que estão sentindo, por isso é importante prestar atenção nos possíveis sintomas. Por exemplo, você sabia que os felinos podem ter acnes?
Assim como nos seres humanos, os gatos podem desenvolver acnes, os famosos cravo, por excesso de oleosidade. Esse é um problema que pode afetar gatinhos de todas as idades, raças e tipos físicos. Então, cuidado! Os cravinhos aparecem nos gatos em forma de pontinhos pretos no queixo.
Como em seres humanos, a acne felina tem causas, sintomas, tratamento e complicações. O ideal é sempre procurar um profissional, mas abaixo listamos algumas possíveis causas:
- pratinhos de plástico – o plástico é um material muito fácil de acumular bactérias, que vão entrar em contato com a água e comida do felino. No caso de bichanos com acne, é ainda pior, pois os bichos encostam o queixo no potinho. Por isso, o ideal são potes de cerâmica ou vidro.
- stress – o estresse acumulado pode aumentar a produção de hormônios, por isso tente sempre manter um ambiente tranquilo e rico de atividades para o seu bichano.
- Higiene – Os gatinhos são animais limpos por natureza, eles mesmo se higienizam. No entanto, fisicamente, os gatos não tem como manter uma boa limpeza do queixo, então cabe ao dono tomar esses cuidados. No início do tratamento, talvez seja necessário raspar o pelo do animal.
- Medicamentos – em alguns casos, pode ser necessário o uso de remédios, mas isso deve ser receitado por veterinários.
Em casos avançados, é possível que os pontinhos desenvolvam bolinhas de pus que, ao estourarem, podem sangrar e machucar. As irritações de pele podem gerar problemas graves.
Infelizmente, a acne, assim como em humanos, não tem cura. O tratamento pode amenizar os sintomas e oferecer ao seu gatinho uma maior qualidade de vida.