Era 1997 quando cerca de 900 moradores de Talkeetna, no Alasca, elegeram seu novo prefeito: um gatinho que acabara de nascer. Pode ter sido apenas brincadeira, mas não é nenhuma surpresa que o bichano tenha se tornado uma figura pública na pequena comunidade, né? O lugar, para se ter ideia, nem tinha prefeito – as decisões governamentais eram tomadas por um conselho comunitário.
No último sábado (22), a família de Stubbs, o gatinho, anunciou que o prefeito havia falecido duas noites antes, enquanto dormia. Em termos felinos, Stubbs teve uma vida longa e plena, morrendo apenas aos 20 anos e 3 meses. Um marco! No comunicado, as características amáveis de Stubbs foram ressaltadas: “Ele foi um soldado até o último dia de sua vida, dando permissão durante todo o dia para quem quisesse acaricia-lo, ou para sentarmos na cama e deixá-lo se aconchegar e ronronar por horas em nosso colo”.
Se traduzirmos essa idade para termos humanos, é como se Stubbs tivesse vivido por 93 anos! O gatinho sobreviveu a um ataque de cães, em 2013 e, no ano passado, teve falsas notícias sobre sua morte espalhadas na internet. A família agora espera que Denali, outro gatinho de personalidade parecida com a de Stubbs, possa assumir o cargo deixado pelo prefeito.