A gente sabe que um dos fatores decisivos quando resolvemos comer alguma coisa é a aparência, certo? Se a comida é bonita aos olhos, o apetite vem num piscar de olhos. Mas isso pode ser bastante perigoso, dependendo da situação. Por exemplo, você provaria um desses picolés?
Parece se tratar de uma guloseima gourmet, maravilhosa, caseira, artesanal, certo? Pode ser, mas a verdade é que esses picolés foram feitos com água suja. A ideia é de estudantes da Universidade Nacional de Artes de Taiwan. Hung I-chen, Guo Yi-hui e Cheng Yu-ti visitaram mais de 100 locais para coletar água poluída para dar vida ao projeto.
A ideia por trás do projeto, como você já deve ter deduzido, era o de chamar a atenção da população para a poluição das fontes de água. E parece ter dado certo, viu? Porque a ideia acabou se tornando viral no país e tem se tornado popular em outros lugares também, como aqui neste site que vos fala.
Os picolés fizeram sucesso, especialmente porque a maioria das pessoas se surpreende ao saber que se trata de picolés de esgoto. Isso porque, a primeira vista, eles parecem até apetitosos e um desavisado poderia sentir vontade de prova-los.
Segundo John Horwitz, que escreveu a matéria para o site Quartz, os picolés estão em exibição em Taipei.