Mesmo que cause desconforto admitir, todo mundo mente. Por um motivo, ou por outro, todos mentimos. O que varia é a frequência com a qual mentimos e os motivos que nos levam a mentir. O psicólogo clínico David J. Ley tem um estudo sobre esse assunto, e essa lista tem 5 dos principais motivos pelos quais as pessoas mentem.
1. A mentira importa… só para quem mente.
Quando não há razão para mentir e, mesmo assim, alguém opta por contar uma mentira, a verdade é que essa decisão significa que é importante para essa pessoa contar uma mentira. O mentiroso se convence de que há necessidade de mentir.
2. Dizer a verdade é o mesmo que renunciar o controle
Muitas vezes as pessoas mentem porque estão tentando controlar a situação e influenciar as decisões ou reações que quer que o outro tenha. A verdade pode ser “inconveniente” porque não poderia se adaptar bem a sua estratégia, e não levar a reação planejada – uma situação que deseja evitar a todo custo. Mentirosos são definitivamente muito bons manipuladores.
3. Eles não querem decepcionar
A falta de auto-estima esta muito ligada a mentira, acredite se quiser. Muitas pessoas decidem mentir porque não suportam a ideia de não corresponder as expectativas dos outros. Eles querem agradar, impressionar e, mais do que tudo, serem valorizados.
4. Torna-se uma corrente de mentiras
Uma verdade sobre mentirosos é que eles conseguem criar uma realidade inteira em cima de suas mentiras. Com isso, se torna cada vez mais difícil admitir uma mentira, porque isso faria com que toda a sua realidade ficasse sob suspeita.
5. Ele espera que seja verdade
Uma das pessoas que os mentirosos mais enganam é a si mesmos. Eles desejam tanto que a mentira se torne verdade, que dizem uma vez mais, e mais, e mais, até que nem eles mesmos se lembrem do que é verdade ou não.
fonte: supercurioso