O reino animal é basicamente formado por predadores e presas, certo? E os golfinhos, como são praticamente todos os animais do planeta, figuram ambos os grupos. E uma das presas desses animais adoráveis são os polvos, mas eles não se rendem sem dar um belo trabalho antes!
Você deve saber que os polvos possuem tentáculos com um poderoso poder de sucção, o que faz deles um alimento indigesto e perigoso de se consumir. Por exemplo, já foram encontrados golfinhos mortos depois da ingestão de polvos. Em um dos casos, o golfinho tinha um tentáculo de 1,3 metro de extensão agarrado na garganta. Em um outro caso, um golfinho tentou engolir o bicho inteiro e morreu com o animal agarrado na boca.
Então, para driblar o problema, os golfinhos aprenderam um migué bastante violento, mas eficaz. Mesmo depois de abater suas presas, eles continuam agredindo os polvos mortos até incapacitar completamente sua capacidade cerebral. Isso porque os polvos tem neurônios em seus tentáculos, que permitem que esses membros “ajam sozinhos” mesmo quando o animal já está sem vida. Espancando o polvo morto, os golfinhos garantem que os tentáculos não causem problemas durante a digestão.
Para a sessão de violência, os golfinhos agem basicamente de duas formas: ou eles agarram os polvos na boca, lançam para fora da água chocando o animal contra a água. Ou, eles chacoalham o bicho de um lado para o outro, causando o mesmo efeito.
fonte: popular science