Em parceria com a ONG Mulheres, a Cidade do México tomou uma medida que pegou muitos de surpresa: instalou, em um vagão do metrô da capital, um banco com um formato de pênis. A ideia é conscientizar os passageiros contra a violência sexual diária que mulheres sofrem naquele mesmo transporte e nas ruas do país.
A violência sofrida por mulheres no transporte público é cenário preocupante em todo mundo, mas, para a cidade do México a situação é ainda mais alarmante, isso porque em um relatório de 2014 a cidade foi eleita a pior do mundo no quesito segurança de mulheres no transporte público.
O banco reproduz o formato de um corpo masculino, e foi projetado para gerar desconforto em quem sentasse nele. Uma placa indica que é “exclusivo para homens”, e, no chão, uma outra placa esclarece o motivo: “é desconfortável sentar aqui, mas isso não se compara à violência sexual que as mulheres sofrem em suas viagens diariamente”.
Nas redes sociais, as pessoas se dividiram. Enquanto alguns aplaudiram a campanha, outros apontaram o banco como algo “desnecessário”. E você, o que acha?