Você sabe o que é hipocondria? Basicamente, é quando o indivíduo preocupa-se constantemente com seu estado físico. Preocupar-se com a saúde é normal e extremamente importante, mas o hipocondríaco apresenta uma preocupação desproporcional e quase obsessiva com sua própria saúde.
Agora, pesquisadores da Noruega fizeram uma descoberta ainda mais alarmante. Acontece que quando se tem o que é clinicamente chamado de “transtorno de ansiedade com a saúde”, as chances de sofrer um ataque cardíaco e/ou sentir fortes dores no peito é duas vezes maior do que pessoas que não apresentam esse quadro.
Para a pesquisa, foram analisados mais de 7 mil participantes e, ao longo de 13 anos, os pesquisadores monitoraram seu estado de saúde paralelamente aos níveis de ansiedade com a própria saúde.
Mesmo após a consideração de fatores de riscos já conhecidos desde o início da pesquisas, as pessoas que apresentavam uma preocupação acima da média com sua saúde corriam o risco de ter problemas cardíacos 70% maior do que os outros.
O problema está associado ao impacto negativo que a ansiedade exerce sobre o corpo. Em excesso, o hormônio Cortisol, associado a ansiedade, já foi ligado a problemas de peso, memória e sono. Outra conclusão do estudo foi que “as saúdes” mental e física do ser humano estão extremamente interligadas.
Para lidar com o problema é importante que você o enfrente diretamente. Evite recorrer ao “Dr. Google” e procure ajuda profissional, caso sua ansiedade atrapalhe seu dia a dia.
[fonte: huffpost US]