Muitos de nós já foi alertado ao estalar os dedos – “faz mal”, “atrofia os ossos”.. “quando tiver a minha idade vai saber!” – mas ninguém realmente sabia o que essa ação causa no nosso corpo. Ninguém sabia até agora, pelo menos!
O Dr. Robert Szabo foi um dos responsáveis por uma pesquisa exatamente sobre os efeitos do estalo nas mãos. Eles juntaram um grupo de pessoas que estalavam os dedos e compararam resultados.
O que eles descobriram foi, no mínimo, surpreendente. Ao contrário da crença popular, estalar os dedos não gera malefícios a saúde. Pelo contrário! Aqueles que estalavam as juntas apresentavam depois um aumento na amplitude de movimento.
De fato, em 1990 um estudo que afirmava que estalar os dedos era ruim foi publicado. Mas os doutores Robert Boutin e Robert Szabo apontaram algumas falhas na pesquisa, como por exemplo algumas informações ausentes e a falta de especificações.
O novo estudo, na verdade, conseguiu relacionar o estalar das juntas e a despressurização das artérias – o que é completamente novo. O estudo ainda não foi publicado, apenas apresentado em uma Reunião da Sociedade Radiológica da América do Norte.
[CNN]