Uma das coisas mais delicadas de se fazer é negar algo que foi pedido. Um favor, um presente, um agrado… Sempre que nos vemos na posição de ter que dizer não várias coisas rolam na nossa cabeça: se vai ser grosseria, se vai ser mal-educado, seco demais.
Dizer sim à tudo também não é uma opção, afinal, nem sempre isso é possível. Então, separamos 5 formas educadas de dizer não para alguma coisa. Confira:
5. Conferir a agenda
Se alguém se aproxima de você pedindo um favor urgente ou alguma coisa imediata, você pode se recusar dando uma olhada na agenda, dizendo para a pessoa que está conferindo se tem tempo ou vai conseguir arrumar um tempinho livre. Você pode lamentar estar ocupado, afinal, se a pessoa tivesse aparecido umas horas antes…
4. Peça mais informações
Essa dica é válida tanto para casa quanto para o escritório. Se alguém te procura pedindo conselhos ou orientações para alguma situação específica, sempre pergunte por mais informações. Diga que precisa se inteirar mais no contexto, para poder opinar com mais precisão. Muito provavelmente, a pessoa não vai te responder com muita informação. Essa é sua deixa. Se nem o maior interessado esta disposto a investir tempo e esforço no problema, por que você deveria?
3. Pareça triste por negar
Sabe quando alguém te pede algo e você começa dizendo “eu adoraria ajudar, mas…”? É basicamente isso. Sempre que você negar algo, diga educadamente o quanto está triste por não poder ajudar a pessoa naquele momento.
2. Peça mais tempo
Ter que dar respostas rápidas a problemas complicados na maioria das vezes nos leva a dizer sim, afinal, ceder é mais fácil do que fazer com que outra pessoa perceba que também precisa abrir mão de algo. Nesse caso, se você não está 100% certo de que quer aquilo que lhe foi proposto, peça mais tempo. Com isso, você pode articular uma forma de dizer não.
1. Mentirinhas leves
Não seria responsável aconselhar mentiras, mas em algumas ocasiões, esse tipo de recurso vem bem a calhar. Não vá virar um grande mentiroso, mas as vezes, aquele almoço delicioso que (não existe) está esperando em casa é motivo suficiente para não sair com a turma depois do trabalho.
[crazyfacts]