Achou o precinho salgado? Mas, espera, vamos explicar. Essa oferta é da Theropoda Expeditions, uma empresa especializada em paleontologia, que descobre, escava, desenterra e prepara esqueletos milenares para museus.
Um dos recentes projetos da empresa é um tiranossauro, e o esqueleto desse gigante está sendo negociado por 2,39 milhões de dólares – o que, seguramente, da mais de 5 milhões de reais.
O brinquedinho tem dimensões de 11,6 x 3,6 x 3 m, é da espécime TE-036, e foi carinhosamente apelidado de Roosevelt. Fofinho, né? A escultura completa foi finalizada com ossos do que acredita-se terem sido três animais diferentes que viveram nessa terra há cerca de 70 milhões de anos. Bom, pelo menos 45% do corpo, e 40% do crânio, é original – o resto é réplica.
Ainda ta achando o preço caro? Você não é o único. A empresa tem recebido críticas pelo valor altíssimo da escultura, uma vez que seu principal público, museus, nem sempre dispõe desta quantia para investimentos. Em própria defesa, a empresa afirma que a ossada já não tem mais valor científico, mas pode mudar a vida de uma criança. Mas, nos Estados Unidos, essa não é a primeira vez. Em 1997, o museu Field de História Natural em Chicago conseguiu um esqueleto de T-Rex por nada mais, nada menos, que 8,36 milhões de dólares – mas a compra precisou de apoio da California State University e das empresas privadas Walt Disney Parks and Resorts e McDonald’s. Esse inclusive é o valor recorde até hoje.
[theropodaexpeditions;gizmodo]