Não, você não leu errado. A cidade de Bruges, na Bélgica, conhecida como Veneza do Norte, tem o que provavelmente é o primeiro cervejoduto do mundo. Mas por que isso? Bom, o trânsito da cidade era meio caótico e a localização geográfica da cervejaria não facilitava o trânsito.
A enorme De Halve Maan era capaz de produzir cerca de 3,5 milhões de litros de cerveja por dia e isso não era bom pro trânsito, porque a fábrica da empresa ficava a alguns quilômetros dos outros setores, como o responsável pelo engarrafamento da bebida, por exemplo. Pensando nisso, a empresa teve uma ideia brilhante e inusitada: criar um cervejoduto que cortasse a cidade e dispensasse o uso de caminhões.
Foram gastos mais de US$ 4,5 milhões para criação da estrutura, e levou cerca de três anos. Os fãs da cervejaria também investiram e, sozinhos, arrecadaram US$ 335 mil em doação para a criação do cervejoduto. Como recompensa, eles ganharam 18 copos personalizados e um abastecimento de 300 ml de cerveja gratuito diariamente.
O projeto ainda ganhou uma mini webserie no youtube: