Parece até difícil de imaginar, não? Mas essa é a realidade do pequeno município de São João do Arraial, no Piauí. A cidadezinha tem pouco mais de 7 mil habitantes e conta com – pasmem – apenas 3 homens no contingente policial.
O motivo da paz foi a criação da moeda local, o cocal. Há 8 anos, o município não contava com nenhuma agência bancária, o que dificultava a movimentação financeira, uma vez que os munícipes precisavam ir a cidades vizinhas para realizar suas atividades. Daí surgiu a ideia do Cocal, através da criação do banco dos cocais. A moeda é reconhecida no banco central e só tem validade dentro da cidade.
O mais impressionante é que, graças a moeda, os números de violência caíram muito! Segundo o sargento Oliveira, em 2015, a cidade registrou apenas 3 assaltos. Hoje, faz um ano que não são registrados outros casos. Ainda assim, o sargento garante que não relaxa no patrulhamento, mas reconhece a ajuda da moeda. Para ele, os bandidos perdem o interesse porque o cocal só vale no município.
Até os comerciantes de cidades vizinhas reconhecem que precisam se adaptar, porque senão perdem venda. Os comerciantes da cidade, por outro lado, comemoram. A criação da moeda deu um boom na economia local, porque praticamente “força” os moradores a gastarem apenas dentro do município. Hoje, o cocal representa cerca de 30% da economia municipal.
[oumarizalense]