Enquanto nível de elevação dos oceanos não parecem estar diminuindo, alguns engenheiros saíram na frente e começaram a desenvolver seus projetos de casa flutuante. Seria esse o futuro da humanidade? Segundo um estudo de 2015, mais de 400 cidades dos Estados Unidos estarão uma hora ou outra debaixo d’água. Com o estilo de vida “anfíbio” cada vez mais presente na cabeça de moradores da costa, um arquiteto decidiu começar um projeto para se preparar para o pior.
Matthew Butcher planejou a “Flood House” durante cerca de um ano, entre programações de arquitetura e eventos. Para construir seu protótipo, Butcher desenhou inspirações a partir de estruturas que achou no estuário de Thames. Ele tirou fotos de barracões de pesca, fortes navais e bunkers da segunda guerra mundial, e usou as imagens como base estética para sua casa de madeira compensada e tábuas.
Butcher acredita que será possível viver em casas como a que projetou, porém questiona a ideia de lar que temos. Ele acredita que haverá conforto, mas que algumas das nossas noções deverão ser revistas, para que nossa experiência seja agradável. O arquiteto dedicou os últimos 10 anos ao desenvolvimento do projeto, investigando areas onde já se vivia sobre a água. Butcher espera que sua ideia inspire outros arquitetos a criarem projetos confortáveis e úteis que possam servir em cenários extremos.
[mentalfloss]