Você conhece a modalidade de salto ornamental? É aquele em que o atleta escala uma plataforma de, no máximo, 10 metros e salta realizando acrobacias. A prática existe desde a Grécia Antiga, mas em forma de recreação, passando a ser considerado esporte só no século XX quando entrou para a Federação Internacional de Natação. Sua primeira aparição nos jogos olímpicos foi em 1904.
Para ser um atleta nesta modalidade, é preciso muita força, flexibilidade e resistência. É comum que se comece a pratica-lo em idades bem jovens, por atletas iniciados na natação. No decorrer dos anos, muitas regras foram sendo estabelecidas, por exemplo: a piscina precisa ter, no mínimo, 5 metros de profundidade; as plataformas precisam ser feitas de material anti-derrapante e etc. Os atletas são muito exigidos na região dos joelhos e tendão de aquiles, portanto, desde cedo, são feitos exercícios para fortalecer essas áreas.
No Brasil, apesar de não ser uma grande potência, alguns nomes se destacam na modalidade esportiva: César Castro, Juliana Veloso e Hugo Parisi.
Separamos 10 imagens muito divertidas das caretas feitas durante os saltos:
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
[olimpiadas.uol/sadanduseless]