Que o vinho trás benefícios, não é segredo para ninguém. Mas você sabe quais são eles? Além disso, sabia que cada tipo de vinho tem diferentes reações no corpo humano? Com uso moderado e diário, o vinho tinto, por exemplo, pode trazer benefícios incríveis a sua saúde. Confira 6 delas!
1. Faz bem pro coração
O consumo diário de duas, ou três, taças de vinho tem um impacto positivo na sua saúde cardíaca e pode, literalmente, prolongar seu tempo de vida. Mas como dito antes, evite o excesso! A ingestão excessiva de vinho não trás benefícios, pelo contrário, pode te fazer mal.
2. Concentração e memória
O vinho tinto tem um impacto positivo na sua capacidade de concentração e memória. Estudos revelam que, devido ao resveratrol presente no vinho, pessoas que consomem vinho tinto em pequenas proporções demostram melhorias na capacidade de retenção de palavras, memória a curto prazo e, ainda, aceleração na parte do cérebro que controla as emoções, aprendizagem e criação de memória.
3. Pode ter o efeito de um dia na academia
Embora não substitua, o vinho tem efeitos tão positivos ao sistema cardíaco, ósseo e cerebral quanto visitas diárias a academia. A descoberta foi feita por pesquisadores canadenses e está ligada, também, ao resveratrol presente no vinho.
4. É bom contra a depressão
Pesquisadores espanhóis descobriram que o consumo diário de vinho pode ser um bom aliado no combate a depressão, alguns atribuem a descoberta a presença do Lítio na composição da bebida. O Lítio, por sua vez, é uma substância muito usada para estabilizar o sistema nervoso, presente em alguns medicamentos.
5. Melhora seu sistema imunológico
Dessa vez, o zinco presente na composição do vinho é o responsável.
6. Combate a gordura
Você pode não saber, mas o vinho é excelente para o combate ao sobrepeso. Segundo um estudo do Instituto Tecnológico de Massachusetts, seu consumo diário é capaz de inibir a produção de mais células de gordura e colocar as já existentes em movimento.
Agora que você sabe os benefícios, basta partir para a apreciação de um bom vinho! Mas, lembre-se sempre: excesso faz mal!