O sonho de muita gente é conquistar um diploma em um curso superior. Final do ciclo de estudo para alguns, apenas meio de caminho para outros, fato é que ingressar na Universidade é tradicionalmente o desejo da maioria dos estudantes, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.
Você sabe como se comemora a formatura ao redor do mundo? Esses são 6 exemplos super inusitados.
1. Universidade de Pádua, Itália
No Brasil, quem costuma tomar as ruas são os calouros. Em Pádua, na Itália, os formandos é que vão para as ruas se submeter a constrangimentos. É que por lá, é tradição que os formandos sejam caçoados por família e amigos. A “humilhação” pode envolver desde tintas até ovos, mas o clima é de descontração.
2. Kanazawa College of Art, Japão
Nada mais coerente com uma faculdade de arte do que permitir que seus alunos usem a criatividade durante a formatura, certo? E é isso que acontece na Faculdade de Artes de Kanazawa, no Japão, onde o traje para a colação de grau é livre. Aproveitando a chance, os alunos usam e abusam da criatividade, rolam desde cosplays até as ideias mais bizarras.
3. Russefeiring, Noruega
Apesar da dimensão da passeata, essa é a formatura dos alunos do ensino médio, na Noruega. A farra não é obrigatória, mas quem decide curtir o russefeiring, costuma se vestir com as cores do país e tomar as ruas, com direito a carros e tudo mais.
3. University of Notre Dame
O que começou como uma forma de facilitar o trabalho da família, se tornou uma grande tradição. Os formandos costumavam fantasiar seus chapéus para que suas famílias os localizassem com mais facilidade, mas a pratica foi tomando proporções cada vez maiores. Agora, os alunos costumam ostentar verdadeiros prédios sobre suas cabeças.
4. Queima das Fitas, Portugal
Uma das tradições estudantis mais antigas e conhecidas do mundo, a Queima das Fitas é uma prática comum em algumas Universidades de Portugal. Antes das cerimônias formais, os alunos organizam um cortejo com direito a carros alegóricos, cada curso recebe uma cor e o evento termina com a queima das fitas de cada curso.
5. United States Naval Academy
Depois de tudo o que passam esses estudantes, na formatura, eles são responsáveis pelo “fazer chover de quepes” mais famoso do mundo. Foi lá que a tradição nasceu, em 1912.
fonte: tudo interessante