Estatisticamente, aviões são bem mais seguros do que qualquer transporte terrestre. Basta olhar os números para confirmar a informação. Acidentes de carro, por exemplo, causam vítimas fatais todo santo dia; aviões, não.
Então ter medo de voar não é a coisa mais racional do mundo, certo? Mas e se, durante um inocente voo, você fosse forçado a pousar o avião? Mesmo sem nunca ter tido nenhuma experiência?
Foi exatamente isso que aconteceu nos 10 casos a seguir:
1. 70 anos, legalmente cego e pousando avião
Nesse caso, o passageiro tinha alguma experiência, mas isso não minimiza o fato. Charles Law, um senhor de 70 anos, e seu amigo Harry “Buck” Stiteler, de 80, passaram por um grande sufoco. Buck pilotava o avião quando sentiu um mal-estar e desmaiou, Law sentiu que algo estava errado e assumiu o controle da aeronave. Mesmo sendo legalmente cego, de alguma forma, ele conseguiu pousar o avião. Os dois foram socorridos, mas apenas Law sobreviveu.
2. Empresário assume controle, depois da morte do piloto
Em 2000, o empresário Victor Consunji passou por um sufoco nas Filipinas. Depois da morte do piloto devido a um ataque cardíaco, Victor assumiu o controle do avião. Embora nunca tivesse pilotado nenhum tipo de aeronave, ele contou com a ajuda de um piloto da Asian Spirit, que ouviu sua transmissão, e conseguiu pousar a aeronave com segurança. Ele e os outros passageiros tiveram apenas ferimentos leves.
3. Mr. Bean
Em 2001, o ator Rowan Atkinson precisou assumir o controle do avião em que estava com sua família, depois do piloto desmaiar. Por sorte, nada de mais grave aconteceu e o piloto retomou a consciência instantes depois.
4. Dois homens pousam avião “na marra”
Era 2005, quando Douglas R. Reichardt, Gerry Garapich e Bob Powelson iam de avião para San Diego, nos Estados Unidos. Quando Reichardt começou a passar mal, os três decidiram desistir da viagem e voltar, no entanto o piloto, Reichardt, desmaiou devido a um ataque cardíaco. Garapich e Powelson, então, tomaram o avião e começaram a pensar no que fazer.
Por fim, depois de circular algumas vezes o aeroporto, eles fizeram o pouso, nada gentil, que quase destroçou o avião. Garapich trincou duas vértebras, Powelson precisou de 17 pontos sobre o olho e Reichardt, infelizmente, faleceu no hospital.
5. Mulher pousa avião sobre plantação de laranjas
No ano passado, 2015, uma mulher voltava para casa de avião com seu marido, que pilotava a aeronave. Durante o voo, o homem perdeu a consciência, forçando sua esposa a pilotar o avião. Ela pilotou por mais 90 minutos, sobre as nuvens, até que conseguiu apoio de controladores de tráfego e realizou o pouso com segurança.
O inusitado é que ela errou a pista de pouso, por 3 km, pousando o avião em um laranjal. Ela teve ferimentos leves, entre queimaduras e arranhões, mas seu marido faleceu.
[listverse]