O aumento da temperatura também modifica o ambiente de microrganismo nos alimentos, potencialmente acelerando sua multiplicação e os tornando mais perigosos. Então coloque as bebidas no gelo e deixe a geladeira para a comida.
Quais são os mitos que consideramos verdade há muito tempo, mas que na verdade são falsos?
Mito 1: Se você descongelou carne ou frango, você não pode mais congela-los.
É seguro dizer que tudo bem você congelar novamente uma carne ou frango que tenha descongelado, desde que o descongelamento tenha sido feito em uma geladeira a 5ºC ou menos.
Outra opção é preparar a carne descongelada e, depois, congela-la novamente. Nesse caso, é importante esperar esfriar.
Mito 2: Lave a carne antes de preparar
Não é boa ideia lavar carnes ao prepara-las. Espirrar água que possa conter bactérias pela cozinha pode ampliar o número de bactérias ao redor de superfícies em que a carne é preparada. Por outro lado, alimentos que não são cozidos devem ser muito bem lavados (vegetais, frutas, legumes, etc)
Mito 3: Deve-se esperar a comida esfriar completamente antes de colocar na geladeira
Não é seguro deixar comida fora do geladeira por muito tempo antes de colocar na geladeira. Microrganismos podem crescer rápido entre temperaturas de 5ºC a 60ºC. Controle de temperatura é a forma mais fácil e efetiva de controlar o crescimento de bactérias. Sobras quentes devem ser levadas a geladeira logo que pararem de condensar (evaporar), o que acontece em torno de 30 minutos de espera.
Mito 4: Se cheira bem, então esta bom para comer
Isso certamente não 100% verdade. A deterioração bactérias, leveduras e fungos são normalmente os culpados por fazer a comida cheirar mal ou ficar viscosa e isso talvez não te deixe doente, no entanto, é sempre melhor não comer comida estragada.
Bactérias patogênicas podem crescer na comida sem deixar nenhuma evidência óbvia, então a melhor opção é inibir o crescimento de bactérias pelo congelamento da comida.
Mito 5: Óleo preserva a comida, então posso deixa-la em temperatura ambiente.
A adição de óleo a alimentos não necessariamente irá matar insetos à espreita em sua alimentação. O oposto é verdadeiro para muitos produtos em óleo, se microrganismos anaeróbicos, tais como Clostridium botulinum (botulismo), estão presentes no alimento. A falta de oxigênio fornece condições ideais para o seu crescimento.