Quem tem filho sabe, fazer a criança se alimentar bem pode ser um grande desafio. “Não quero” e “não gosto” são provavelmente as frases que os pais mais escutam durante os primeiros anos de seus filhos. Mesmo assim, é importante fazer com a criança coma legumes, frutas, vegetais e etc, para que assim tenha um desenvolvimento saudável.
Diversos nutricionistas aconselham os pais a envolverem a criança na preparação da comida, para que assim ele se sinta parte do prato final e tenha vontade de comer. Mas outras dicas são valiosas, como por exemplo a cor. Alimentos coloridos são perfeitos para criar curiosidade e, se o sabor for bom, com certeza seu filho vai se deliciar!
1. Personalize os ingredientes, como nos exemplos a seguir:
2. Misture texturas. Essa é uma gelatina simples, porém feita reutilizando a casca de uma laranja.
3. Seja criativo na apresentação. A criança, em geral, come primeiro com os olhos e depois com a boca de fato.
4. Não minta sobre o que está no prato, tente incentivar a criança a experimentar. Isso pode gerar frustração e fazer com que a criança associe o sentimento ruim ao prato.
5. Evite impor que a criança coma através de ameaças ou parecido. Tente, em caso de recusa, negociar com ela. Fazer coisas por obrigação pode afastar seu filho da alimentação adequada; mais uma vez, a criança pode fazer associações e ter péssimos sentimentos ao comer novamente aquele prato.