Talvez você seja daqueles que acha que a vida seria mais fácil e divertida se tivesse o QI uns pontinhos mais alto, né? Bom, isso provavelmente está longe de ser verdade. O site Quora – uma espécie de fórum onde pessoas responde as mais variadas perguntas – instigou seus usuários a responder a questão: “quando a inteligência vira uma maldição?”, e as respostas revelam que ser inteligente acima da média não é tão maravilhoso assim.
Abaixo, confira algumas das respostas mais interessantes:
- Você comumente pensa ao invés de sentir
O usuário Marcus Geduld revelou que entende bem como se sente e é capaz de explicar aos outros, mas raramente consegue sentir plenamente o que descreve.
“É um problema comum para pessoas inteligentes, especialmente aquelas altamente verbais. Elas usam palavras como uma cortina de fumaça, e é mais efetivo quando suas palavras são verdadeiras. Pessoas menos articuladas tendem a extravasar fisicamente. Elas gritam, socam, chutam, correm, gritam, soluçam, dançam, saltam de alegria… eu explico. E quando eu termino de explicar, todas as emoções ainda estão presas dentro de mim, mas agora com um rótulo”.
Essa é uma questão entre as habilidades cognitivas e emocionais de um indivíduo. Embora não haja consenso científico sobre a questão, alguns cientistas acreditam que uma habilidade tende a compensar a outra, o que explicaria o porquê da dificuldade que algumas pessoas enfrentam em sentir emoções.
2. As pessoas normalmente esperam muito de você
“Automaticamente espera-se que você seja o melhor, não importa como”, diz Roshna Nazir. “Você não tem com quem conversar sobre suas fraquezas e inseguranças”.
Além disso, você não sabe o que esperar caso não consiga determinado desempenho. Saurabh Mehta completou: “você se torna tão preocupado com suas falhas que as vezes não consegue assumir alguns riscos, apenas pelo medo do que poderia acontecer caso você perca”.
3. Você tende a querer corrigir os outros
Autocontrole para segurar o impulso de corrigir o erro alheio é uma das coisas com as quais você tem que conviver diariamente. Raxit Karramreddy diz que, as vezes, “você corrige alguém com tanta frequência que chega o ponto em que a pessoa para de andar e falar com você”. Afinal de contas, é possível que o seu amigo se sinta constrangido com tantas correções.
4. Você pensa demais
Um dos fatores mais citados como resposta foi o fato de que, quando se é inteligente demais, é provavel que você gaste tempo demais analisando e contemplando as coisas. Mas busca o significado existencial de cada conceito pode ser desgastante, especialmente para quem vive ao seu redor, mas mais intensamente para você mesmo. “Você percebe como tudo é moribundo, e que nada realmente tem algum significado. Você busca respostas e isso te deixa louco”, escreveu Akash Ladha.
5. Você se da conta do quanto não sabe
Ser superinteligente, por vezes, significa reconhecer os limites do seu próprio conhecimento. Tente o quanto quiser, você nunca será capaz de entender e aprender tudo.
Mike Farkas escreveu: “inteligencia é uma maldição quando… quanto mais você sabe, mais você sente que não sabe nada”.
O pensamento de Mike lembra um estudo de Justin Kruger and David Dunning, que basicamente dizia que quanto menos inteligente você é, mais você superestima seu conhecimento – e vice-versa.
[fonte: iflscience]