Em filme e novelas estamos acostumados a encontrarmos com assassinos impiedosos que utilizam veneno para acabar com suas vítimas. Existem muitos tipos de substâncias tóxicas capazes de causar morte. Descubra 4 venenos utilizados por assassinos e seus terríveis efeitos.
1. Ricina
Em 1978, o dissidente búlgaro Gerogi Markov morreu quatro dias depois de ser atacado por um homem com um guarda-chuva. O indivíduo levava uma pistola de ar comprimido escondida no guarda-chuva e disparou um pequeno projétil carregado com ricina que atingiu seu corpo. Não foi o tiro que o matou, mas sim o veneno: a ricina, que é um extrato da semente de mamona.
2. Arsênico
É um elemento da tabela periódica e extremamente tóxico. Durante a idade média foi muito utilizada como veneno já que seus sintomas se parecem muito com os de enjoo e um assassinato podia facilmente se passar por uma morte natural por doença. Em doses elevadas produz, entre outros efeitos, vômitos com sangue, convulsões e finalmente a morte.
3. Estricnina
Frequentemente utilizado como um pesticida para pequenos animais, costuma se estar na forma de pó branco cristalino solúvel. É inodoro, mas seu sabor é amargo. Se consumido em doses muito elevadas provoca dificuldades respiratórias, grande agitação e convulsões. Pode ocorrer insuficiência respiratória, levando à morte cerebral. Se a dose for superiores a 25 mg. causa uma contração dos músculos do peito e a morte ocorre por asfixia.
4. Cianeto de hidrogénio
Também chamado de ácido cianídrico é estado puro é altamente venenoso e altamente líquido volátil. Ele tem um odor característico de amêndoas amargas, mas nem todos podem detectá-lo. Os seus sais são chamados cianetos e têm diferentes usos industriais.
Uma concentração no ar de 300 por milhão pode matar uma pessoa em segundos. Foi o principal componente do Zyklon-B usado pelos nazistas para assassinar nas câmaras de gás e também em alguns estados dos EUA para aplicar a pena de morte.
fonte: supercurioso