Pesquisas indicam que nós somos capazes de mentir entre 10 à 200 vezes em um dia! Pessoas mentem pelos mais variados motivos. Para encobrir algum erro ou constrangimento, obter vantagem, evitar conflito e se dar bem, ou para evitar machucar os sentimentos de alguém.
Alguns mentem só para descobrir se conseguem se safar com isso, enquanto outros já mentiram por tanto tempo que nem sabem como viver de outra forma. Algumas mentiras são aparentes, enquanto outras são mais sutis e difíceis de ver.
Pode ser que nem sempre fique claro se a pessoa está mentindo ou dizendo a verdade, mas se você quer uma ajuda para essa tarefa, continue lendo porque, quando mentem, as pessoas costumam apresentar esse tipo de comportamento:
1. Evitam contato visual, o famoso olho-no-olho.
2. Seus gestos não correspondem ao que eles estão dizendo. Por exemplo, eles podem estar dizendo: “Sim, eu terminei o relatório”, mas sua cabeça está tremendo em um leve movimento “não”.
3. Eles provavelmente vão evitar confrontos, então é possível que eles se afastem fisicamente, ou até virem as costas ou a nuca para você.
4. Suas expressões se tornam limitadas. Em vez de todo o seu rosto expressar o que eles estão dizendo, eles se tornam rígidos.
5. Eles se tornam evasivos. Em vez de dizer “eu não fiz isso”, eles podem dizer: “Eu não faria nada assim”.
6. Eles freqüentemente proclamam que estão dizendo a verdade, com frases do tipo: “para ser honesto”, “acredite em mim”, ou “para dizer a verdade”.
7. Quando são surpreendidos com perguntas que não esperavam, é comum que eles tomem longas pausas antes de responder, para dar tempo de criar alguma história.
8. Seu discurso pode sofrer de alguns efeitos da ansiedade. Como por exemplo, misturar as frases e não conseguir manter uma coerência.
9. Eles costumam responder questões apenas “ecoando” as perguntas. Por exemplo, se você perguntar: “você varreu a casa, como eu pedi?”, a resposta pode ser: “como você pediu, eu varri a casa”.
10. Geralmente, eles estarão inquietos. Coçando o rosto, alisando a garganta, ou orelha, pondo a mão na boca, etc.
É claro que nada disso é definitivo e, só porque alguém apresenta um desses comportamento, não necessariamente a pessoa estará mentindo. Mas são comportamentos que, se combinados, podem ser um indicativo forte de que a pessoa está inventando história.
fonte: inc